Anta da Arquinha da Moura (Tondela)

Conhecida entre as gentes de Lajeosa do Dão por Pedra Merendeira, a Anta da Arquinha da Moura é um exemplar único do megalitismo.  Além do seu ótimo estado de conservação, nos esteios que suportam a mamoa ainda podemos encontrar pinturas rupestres.

Construída no Neo-calcolítico, no III milénio A.C., esta anta aparentemente só foi descoberta em 1990. Mas, desde então, tem recebido muita atenção. Diz-se por estas terras, de vinhedos e campos de cultivo, que a a laje da anta era já há muito conhecida, como Pedra Merendeira, onde os trabalhadores da lavoira se juntavam no repasto da merenda.

arquinha da moura

Atualmente, a anta só pode ser visitada por fora, protegendo-se assim o valioso património que encerra. Entre o seu espólio recolhido aquando das escavações, contam-se inúmeros fragmentos de cerâmica referentes, quer à utilização inicial do monumento, como à sua posterior reutilização campaniforme. O mesmo se poderá dizer dos objectos líticos lascados e polidos que aí se identificaram.

Localização:

Apesar de situada na freguesia de Lajeosa do Dão, desde a saída da cidade de Tondela que o caminho está devidamente identificado.

Localização da Anta: N 40° 30.505 W 008° 00.513
Localização da Anta: N 40° 30.505 W 008° 00.513

Para saber mais:

http://www.cm-tondela.pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=1175:a-valorizacao-do-patrimonio-concelhio-a-anta-da-arquinha-da-moura&Itemid=320

Posts Relacionados:

Anta de Pêra do Moço (Guarda)

Museu Terras de Besteiros (Tondela)

Anúncios

One response to “Anta da Arquinha da Moura (Tondela)

  1. Tentei uma vez seguir as placas mas não fui dar a lado nenhum, provavelmente andei perdido. Para a próxima visita à terrinha vou explorar melhor este local. Conhecem as antas do Carregal do Sal bem perto da lageosa do Dão? São um passeio fantástico que fiz uma vez de bicicleta e recomendo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s