Montserrat – Benvinguts al Santuari de Montserrat

Guardámos o último dia em Barcelona para um salto rápido a Montserrat. Montserrat, é um monte, uma montanha, um local de culto… enfim, dizem, um ponto obrigatório de passagem. Já tínhamos, de antemão, pensado lá ir. As fotos que circulavam pela net deixavam transparecer um cenário impressionante.

Montserrat - Benvinguts al Santuari de Monteserrat

Montserrat – Benvinguts al Santuari de Monteserrat

Depois dos três dias, extremamente intensos na cidade condal, um pouco de “aire libre” ia saber bem.

Saímos bem cedinho. A viagem demoraria cerca de hora e meia. Não é muito, contudo, queremos voltar a tempo da visita guiada ao Palau de la Musica Catalana.

Na gigantesca estação da Plaza de España, vários “turistas”, na plataforma R5, aguardavam o comboio até Montserrat. Este comboio vai até aos arrabaldes de Barcelona.

Mesmo não sendo um comboio destinado unicamente à viagem de e para Montserrat, específico para turistas, está muito bem organizado. No próprio comboio existem explicações acerca da paragem onde sair, etc…

Conforme saímos de Barcelona, também o termómetro, que indicava a temperatura exterior, ia mostrando a descida de temperatura.

Começa-se a vislumbrar, ao longe, a montanha serrada (dizem que é o significado de Mont Serrat). Depois de uma pequena paragem para mudarmos do comboio para a “cremalhera”, seguimos monte acima, até aos mil e tal metros, ladeados por resquícios dos nevões e do frio dos dias anteriores. A temperatura continua baixa. Os japoneses que vão na “cremalhera” não dão descanso às máquinas fotográficas.

o quadro mágico de Gaudí

…  preparação para subir monte acima

O beijo de judas

…. Já no meio, a neve lá foi aparecendo… 

As vistas são, sem sombra para dúvidas, impressionantes. Ao longe, ainda se podem avistar as neves quase eternas que cobrem o topo dos Pirenéus. Atravessamos um túnel, e sem darmos conta, chegámos ao topo do monte. Aqui, há centenas de anos foi erguido um gigantesco santuário – O Santuário de Montserrat.

  

Reza a história, ou acho que neste caso será mais a lenda, que no ano de 880, sábado à tarde, uns pastores que apacentavam o rebanho nestes montes viram, descendo do céu, um forte raio de luz. No sábado seguinte, a visão ter-se-á repetido, e nos sábados que se seguiram.

Numa viagem ao local, o bispo na localidade terá encontrado uma imagem da virgem numa cova. Querendo transladar a imagem para outro local, diz-se que a mesma de tão pesada que era, ninguém a consegui mexer. Este episódio foi entendido como desejo da virgem ficar pelo monte, na sua cova.

Basílica do mosteiro

Basílica do mosteiro

Funicular de San Joan

Funicular de San Joan

A fama do local começou a espalhar-se pelas redondezas e aqui foi erigido um imponente mosteiro beneditino. Hoje, a padroeira do Mosteiro é a Virgem de Santa Cova.

O mosteiro estará para sempre ligado à preservação da cultura catalã. Aquando da repressão de Franco, este foi o reduto da identidade catalã, das suas gentes, da sua cultura…

Além da imponente basílica, podemos apreciar, todos os dias às 13:00 um coro de crianças, um dos mais antigos da Europa – a escolanía.

À volta do mosteiro existem vários caminhos que levam até diversas eremitas que se espalham pelo monte. Contudo, sendo a subida até ao topo do monte bastante exigente, podemos usar um funicular que nos leva até ao monte de São João.

Vista panorâmica desde MontSerrat

Informações Úteis

O Comboio apanha-se na estação de Plaza de España. Siga as placas para a plataforma R5. Lá encontrará um quiosque onde pode comprar os bilhetes e obter mais informações. Caso prefira, pode comprar os bilhetes nas inúmeras maquinas automáticas espalhadas pela rede de metropolitano e comboios.

 

Depois de uma hora de caminho, devemos deixar o comboio. Existem duas opções para subir até Montserrat: através da “Cremalhera” ou através de Teleférico. Para utilizar o teleférico sair em Montserrat Aeri, para subir via “cremalhera”, sair em Monistrol. Ambas as opções oferecem vistas estonteantes sobre a montanha.

cremalhera de montserrat

Cremalhera de montserrat, estacionada no final da subida.

Preços

o quadro mágico de Gaudí

Opção 1 – Tot Montserrat

O beijo de judas

Opção 1 – Trans Montserrat

Horários

o quadro mágico de Gaudí

IDA

O beijo de judas

VOLTA

Mapa

mapa de montserrat

Mapa interactivo de do mosteiro de Montserrat

http://www.montserratvisita.com/?go=6b0419701c53a8c00b8d05fdd96ff5449c59d6a3a6eb554c15f0b6e628dd4ce0bf8707a2399afaec9b86a95231cddc41

Mais informações:

http://www.barcelona-tourist-guide.com/sp/visita/montserrat-barcelona.html

barcelona - guia de viagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s