Marraquexe – High Atlas – Ouarzazate @ Marrocos

O plano era simples: sair de Marraquexe, atravessar o Alto Atlas, com os seus 4 mil metros, e dormir em Ouarzazate. Ouarzazate é a maior cidade do Este marroquino e é também chamada de “Porta do Deserto”, ainda que o deserto esteja a umas boas centenas de Kms.

Alto Atlas - de cortar o fôlego!

Se, ao mesmo tempo que abandonávamos Marraquexe, diminuía o trânsito caótico, aumentavam as curvas… e a terra tornava-se cada vez mais alaranjada.

 Os olhos aproveitavam para absorver toda esta magia, delineava as novas formas dos objectos, os novos cheiros, as novas cores. Mas acima de tudo, mantínhamos os olhos fixos na estrada. É uma verdadeira aventura conduzir aqui. As regras de trânsito são, como tudo neste país, muito relativas.

Alto Atlas - com pontos verdes aqui e ali

Alto Atlas - Aldeia Berbere

As curvas sucedem-se. Perseguimos o rio que corre lá no fundo. Já só é uma nesga de água, agora, no final do Verão seco e tórrido em Marrocos. Ainda assim, é suficiente para saciar a sede dos inúmeros rebanhos que se vão distinguindo.

O Atlas é a maior cordilheira do Norte de África. Estende-se por cerca de 2400km e atravessa Marrocos, a Argélia e a Tunísia. O ponto mais alto ultrapassa os 4000 metros. A cordilheira, ao atravessar Marrocos, separa o oceano do deserto, a zona mais rica da mais pobre. A própria paisagem e vegetação são reflexo desta dicotomia.

Ao longo do caminho, de quando em vez, um marroquino aparece do nada. Mais à frente, vemo-los a correr monte abaixo. Não admira que sejam uns maratonistas…

Alto Atlas - uma pequena paragem no topo

Aqui, como alguém dizia, bate o coração de Marrocos. O Atlas é habitado, essencialmente, por berberes. Como dizem os locais, um povo livre. Um povo que resistiu ao longo de 4 mil anos a sucessivas invasões. Apesar de Muçulmanos, cultivam uma cultura muito própria, uma língua, um modo de vestir, de ser… de Viver!

Paramos numa pequena aldeia de montanha para almoçar. Enquanto, alguém se preparava para a oração, lavando os pés e os dentes na mesma água, aguardávamos pelas tagines e morríamos de fome. Revelaram-se deliciosas. Viríamos a comprovar mais tarde que havíamos comido uma das melhores tagines em Marrocos.

Já várias vezes falei nas TAGINES, e reparo agora que não dediquei duas prosaicas linhas a este utensílio culinário muito sui generis e que por sinal vem dar nome à própria comida – Tagine.

Tagine de Vegetais

Bem, vamos pôr as coisas do seguinte modo: a tagine é uma espécie de cataplana, todavia com forma cónica e de barro. A Tagine, ou em árabe طاجين, permite cozinhar a vapor, preservando o sabor e nutrientes dos alimentos. Os ingredientes, sempre muitos legumes, são minuciosamente preparados/enfaixados sobre a base. Posteriormente, coloca-se a tampa cónica, vai ao lume brando e lento… e já está!!!! Por todo lado, até nos locais mais remotos, não será difícil encontrá-las.

Alto Atlas

O serpenteado da montanha começa a dar tréguas e o sol que queima de Marraquexe já ficou abandonado há muito. Ouarzazate está a 30kms, mas Ait-Benhaddou também.

Fazemos um pequeno desvio para visitar umas das mais famosas kasbah e que serviu de cenário a dezenas de filmes, como A Múmia, Gladiador, A última tentação de Cristo, Lawrence das Arábias, entre outros…

Ait-Benhaddou

>>>>(os meus TRILHOS em Ait-Benhaddou) <<<<

Chegámos a Ouarzazate ao cair da noite. Na rua principal, assentamos no Hotel Royal, que pouco tinha de realeza, mas que servia para o efeito. Preparámos a nossa entrada no deserto, e programámos uma passagem pelo Vale do Dadés e pelas suas gigantes gargantas.

Ouarzazate, pela sua centralidade, é local de comércio. Aqui vêm pessoas de todo o Vale de Dadés, do Vale de Drâa e do Atlas para fazer negócio.

ROTA DO DIA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s